Cavernas e Conservação são Tema de Evento Híbrido na UFSCar

Cavernas e conservação são tema de evento híbrido na UFSCar

De 8 a 10 de dezembro, será realizado na UFSCar o I Encontro de Estudos Subterrâneos: os caminhos da conservação, que irá abordar o tema das cavernas e conservação, por meio de palestras, debates e mesas-redondas. De acordo com Maria Elina Bichuette, professora do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE) da UFSCar, as cavernas representam uma grande parte das paisagens brasileiras; atualmente, há registro de mais de 23 mil cavidades, catalogadas no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (CANIE), base de dados oficial do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. O objetivo do evento é debater tanto o estado da arte na documentação dessas cavidades quanto o que se tem proposto para sua efetiva conservação. Segundo a pesquisadora, "as cavernas sofrem uma grande ameaça devido a ocorrerem em áreas com interesse para empreendimentos minerários, energéticos e agrícolas. Ainda, representam estoques de águas subterrâneas em várias regiões no Brasil, abastecendo, inclusive, a população humana. Assim, debateremos o uso do conhecimento sobre as cavidades brasileiras para fins de Conservação e Proteção". As atividades acontecem no prédio da Unidade de Pesquisa Integrada da Biodiversidade Tropical (Biotrop), na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, mas também haverá transmissão online; o link será enviado mediante inscrição. Mais informações, incluindo temas, horários, inscrições e valores do investimento, estão no site www.even3.com.br/i-encontro-de-estudos-subterraneos-401892. A iniciativa tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar.