Linhas de Pesquisa

Indivíduos e Populações

Nesta linha, enquadram-se estudos do indivíduo, a unidade fundamental em Ecologia, e da população, o conjunto de indivíduos de mesma espécies que compartilham a mesma área, em sistemas aquáticos ou terrestres. Entre os temas dessa linha, incluem-se (1) autoecologia, (2) história de vida e valor adaptativo, (3) sexo e evolução, (4) estruturas sociais, (5) distribuição e estrutura espacial de populações, (6) demografia, (7) regulação e crescimento populacional, (8) dinâmica espacial e temporal de populações, (9) genética de populações, (10) comportamento, metapopulações e filogeografia e (11) sistemática.Foto para o campo linhas de pesquisa.jpg

Comunidades e Ecossistemas

Na linha de pesquisa comunidades e ecossistemas enquadram-se pesquisas sobre a dinâmica da distribuição e abundância de espécies ou grupos funcionais, fluxos de energia e ciclagem da matéria (decomposição) por meio de comunidades ecológicas, em sistemas aquáticos ou terrestres. Estudos desta linha incluem os seguintes tópicos: (1) limnologia - estudos limnológicos e das comunidades aquáticas, parâmetros físicos, químicos e biológicos, (2) multiplicidade de interações entre populações de plantas, animais e microrganismos, e entre essas populações e o ambiente físico e químico, (3) mecanismos determinantes da biodiversidade, (3) teias alimentares, (4) o papel de perturbações (incluindo alterações climáticas) nos processos do ecossistema, (5) fatores limitantes (mecanismos ascendentes) e controladores (mecanismos descendentes) nos ecossistemas, (6) padrões ecológicos em macro-escala (macroecologia), (7) paleoecologia, (8) biogeografia e (9) metacomunidades (incluindo utilização de marcadores moleculares).

Aplicações Ecológicas

Em aplicações ecológicas enquadram-se pesquisas que focam em modelos espaciais de paisagem para espaços ecológicos, gestão e conservação de recursos naturais e recomposição de comunidades e ecossistemas aquáticos ou terrestres. Em síntese, envolve as interações entre os sistemas ecológicos e socioeconômicos. Dentre os estudos nesta linha figuram-se aqueles que envolvem (1) conservação da biodiversidade e funções ecossistêmicas, (2) manejo e planejamento ambiental de unidades de paisagem, (3) ecologia da paisagem, (4) controle e manejo biológico, (5), ecologia da restauração, (6) modelagem ecológica, (7) macroecologia de sustentabilidade, (7) educação ambiental e (8) Ecotoxicologia.

Recursos Naturais: Tecnologias e Aplicações

Na linha de pesquisa recursos naturais: tecnologias e aplicações enquadram-se temáticas relacionadas ao uso racional e sustentável dos recursos naturais e pesquisas com potencial inovador e de geração de Propriedade Intelectual a ser protegida e, eventualmente, licenciada. Citam-se aqui pesquisas de bioprospecção da biodiversidade que tenham a preocupação não somente de detectar compostos de interesse, mas também de criar processos com o objetivo de melhorar sua produção. Essa linha abraça ainda pesquisas que possam apresentar potencial interesse na área agrícola, como o controle biológico de pragas em agroecossistemas. Na temática da aquacultura pode-se dar como exemplo pesquisas relacionadas à melhoria da produção de peixes. Enfim, são incluídas nesta linha de pesquisa temas que vislumbrem a otimização de processos relacionados ao uso sustentável dos recursos naturais.