Internacionalização

O PPG-ERN busca continuamente fortalecer e ampliar sua rede de colaborações internacionais ao incentivar e apoiar iniciativas como a busca por co-orientadores e colaboradores estrangeiros, a realização de doutorado sanduíche, bem como o intercâmbio de pesquisadores. O programa vê na internacionalização uma maneira de divulgar e elevar o reconhecimento do Programa, melhorar os níveis de capacitação dos pós-graduandos, fornecendo novas oportunidades de pesquisa e culturais. A internacionalização pode ainda contribuir para a melhoria da qualidade e impacto das publicações e das pesquisas que se realizam.

CAPES PrInt

O PPG-ERN participa do Programa Institucional de Internacionalização da CAPES (CAPES PrInt), que tem como objetivo investir na internacionalização da formação de recursos humanos e da pesquisa brasileira através da seleção de projetos institucionais.

O Projeto UFSCar PrInt foi um dos contemplados pelo CAPES PrInt. O UFSCar PrInt foi desenvolvido a partir de 2017 pelo grupo de trabalho responsável pelo Plano Estratégico de Internacionalização da UFSCar (SIP-UFSCar), que apontou o tema biodiversidade, funções ecossistêmicas e sustentabilidade como sendo um dos cinco temas estratégicos de pesquisa que formaram os pilares do projeto.

A participação no CAPES PrInt dá aos alunos e docentes do PPG-ERN a oportunidade de concorrer todos os anos em editais para:

  • Bolsas de doutorado sanduíche no exterior;
  • Professor visitante, júnior e sênior, no exterior;
  • Capacitação de curta duração;
  • Professor visitante do exterior

Os mais de 200 acordos de cooperações internacionais já firmados pela UFSCar com inúmeras instituições estrangeiras contribuem para facilitar as colaborações internacionais. Além disso, o PPG-ERN conta com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que também permite aos docentes e discentes pleitearem bolsas de estudos para realização de trabalhos no exterior.

No quadriênio 2017-2020, destacaram-se atividades de internacionalização como:

  • Vinda de professores visitantes estrangeiros;
  • Projetos em colaboração com docentes e universidades estrangeiras;
  • Alunos enviados para o exterior;
  • Disciplinas ministradas com a participação de professores de outros países.