Monitoramento e Manejo de Fauna

Código: ERN.765

Carga Horária: 60 horas

Créditos: 04 (2T, 1P, 1E.S.)

Professor(a) Responsável: Prof. Dr. Mercival Roberto Francisco

Professor(a) Colaborador(a): -

1. Introdução ao Tema e Aplicações (Manejo para a Conservação, para a Exploração Comercial e para o Controle Populacional).
  2. Manejo de Fauna In Situ:
    - Importância dos métodos de levantamento, censo e monitoramento para o manejo de populações naturais;
    - Captura, contenção e marcação em diferentes grupos de organismos terrestres;
    - Estimativas de densidade e tamanho populacional por métodos de distância (uso do software Distance);
    - Análises de viabilidade populacional (AVP) e modelagem de estratégias de manejo (uso do software Vórtex);
  3. Prática de Campo (Captura com Redes de Neblina, Contenção e Marcação de Aves Silvestres; Uso de Câmeras-Trap para Levantamentos de Mamíferos);
  4. Manejo de Fauna Ex Situ:
    - Conceitos e desafios;
    - Histórico, regulamentação e administração das instituições nacionais e internacionais mantenedoras de fauna;
    - Studbooks, PHVAs e planos de sobrevivência de espécies;
    - Planejamento de recintos, enriquecimento ambiental, etogamas e treinamento dos espécimes;
    - Manuais de cuidados (Husbandry Manuals) de animais em cativeiro (insetos a mamíferos);
    - Prática de campo no Zoológico de São Carlos: construção de etogramas e elaboração de propostas de enriquecimento ambiental;
  5. Translocações de Animais e Reintroduções de Espécies na Natureza;
  6. Métodos de Levantamento, Censo e Monitoramento por Marcadores Moleculares e Manejo Genético de Populações In Situ e Ex Situ.

AKÇAKAYA, H.R., BURGMAN, M.A.; KINDVALL, O., WOOD, C.C., SJÖGREN-GULVE, P., HATFIELD, J.S. & MACCARTHY, M.A. (2004) Species conservation and management. Oxford University Press.

BIBBY, C.J. BURGESS, N.D., HILL, D.A. & MUSTOE, S.H. (2000) Birds census techniques. Academic Press, USA.

CEMAVE: Manual de anilhamento de aves silvestres. M.M.A.Gov. Br.

ERIZE, F., MATA, J.R.R. & RUMBOLL, M. (2006) Birds of South America: Non-Passeriformes: Rheas to Woodpeckers. Princeton University Press, USA.

KLEIMAN, D.G., ALLEN, M.E., THOMPSON, K.V. & LUMPKIN, S. (1996) Wild mammals in captivity: principles and techniques. University of Chicago Press, USA.

LINDENMAYER, D. & BURGMAN, M. (2005) Practical conservation biology. CSIRO Publishing, Collingwood, Australia.

LACY, R.C., BORBAT, M. & POLLAK, J.P. (2005) Vortex: a stochastic simulation of the extinction process. Brookfield, IL: Chicago Zoological Society.

MCPHERSON, G.R. & DESTEPHANO, S. (2003) Applied ecology and natural resource management. Cambridge University Press.

RIDGELY, R. & TUDOR, G. 2009) Field guide to the songbirds of south America: the passerines. University of Texas Press.

SICK, H. (1997) Ornitologia brasileira. Editora Nova Fronteira, RJ.

SUTHERLAND, W.J. (2006) Ecological census techniques, 2d. Edition. Cambridge University Press.

WEMMER, C., TEARE, J.A. & PICKETT, C. (2002) Manual do técnico em zoológicos. Sociedade de Zoológicos do Brasil, 2002.

WHITE, G.C. & BURNHAM, K.P. (1999) Survival estimation from populations of marked individuals. Bird Study 46 Supplement: 120-138.

Critérios Avaliação

Seminário I: Construção de etograma de uma espécie em cativeiro e realização de propostas de enriquecimento ambiental.

Seminário II: Modelagem de planos de manejo de uma espécie ameaçada em diferentes cenários utilizando-se o software Vórtex