Introdução ao "R" Através de Análise de Dados Ecológicos

Código: ERN.702

Carga Horária: 45 horas

Créditos: 03 (1T, 2P)

Professor(a) Responsável: Profa. Dra. Dalva Maria da Silva Matos

Professor(a) Colaborador(a): Profa. Dra. Talita Ariela Sampaio e Silva

Ementa: Introdução ao uso do “R”, através do aprendizado dos comandos básicos, montagem e leitura de banco de dados, uso de pacotes específicos para análise de dados ecológicos, montagem de gráficos.

Objetivo Geral:  O objetivo desta disciplina é iniciar ou aprimorar o conhecimento em “R” para as pessoas que necessitam utilizar esta ferramenta e pacotes criados para uso no “R” para análise de dados.

Objetivos Específicos

  • Introdução ao “R”
  • Montagem e leitura de banco de dados
  • Estatística básica usando o “R”
  • ANOVA, GLM, GLMM, seleção de modelos, índices de diversidade e similaridade
  • Elaboração de gráficos

Tópicos Abordados

Teóricos

  1. Conceitos Básicos sobre o “R”
  2. Tópicos em Elaboração de Banco de Dados
  3. Uso de Pacotes no “R”
  4. Tópicos de Estatísticas Aplicadas em Ecologia usando Pacotes no “R”
  5. Elaboração de Gráficos usando Pacotes no “R”

Práticos

  1. Aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais e multimídia
  2. Aulas práticas em computador
  3. Elaboração de projeto incluindo análise de dados e discussão

Bibliografia

CRAWLEY, M.J. 2007. The R. Book, Wiley.

PACKAGE ‘VEGAN’. 2017. https://cran.r-project.org/packages/vegan/vegan.pdf

PACKAGE ‘Ime4’. 2016. https://cran.r-project.org/web/packages/Ime4/Ime4.pdf

PACKAGE ‘car’. 2016. https://cran.r-project.org/web/packages/car/car.pdf

PACKAGE ‘betapart’. 2017. https://cran.r-project.org/web/packages/betapart/betapart.pdf

PACKAGE ‘indicspecies’ 2016. https://cran.r-project.org/web/packages/indicspecies.pdf

PACKAGE ‘ggplot2’ 2016. https://cran.r-project.org/web/packages/ggplot2/ggplot2.pdf

PACKAGE ‘lattice’ 2016. https://cran.r-project.org/web/packages/lattice/lattice.pdf

PACKAGE ‘MASS’ https://cran.r-project.org/web/packages/MASS/MASS.pdf

Critérios de Avaliação

  • Participação em aula, elaboração das atividades propostas 20%
  • Elaboração de projeto na forma de artigo incluindo resultados e discussão 70%
  • Apresentação de seminário sobre o projeto 10%