Geotecnologias Aplicadas à Conservação da Biodiversidade

Créditos: 06 (2T, 2P)

Professor(a) Responsável: Prof. Dr. José Eduardo dos Santos

Professor(a) Colaborador(a): Profa. Dra. Ângela Terumi Fushita

Ementa:  Utilização das geotecnologias como uma ferramenta de suporte para a tomada de decisões voltadas à Conservação da Biodiversidade, permitindo integrar e estabelecer diretrizes para a interpretação conjunta dos fatores físicos, bióticos e socioeconômicos, reforçando a interface analista-ferramenta, por meio de técnicas desenvolvidas em um ambiente de geoprocessamento. Introduz conceitos de cartografia, de sensoriamento remoto, de Sistema de Informações Geográficas (SIGs) aplicados à Conservação da Biodiversidade.

Objetivo Geral: Fornecer aos alunos o conhecimento teórico e prático das geotecnologias, subsidiando as análises voltadas à Conservação da Biodiversidade.

Objetivos Específicos:

• Conceituar geoprocessamento, sistema de informações geográficas, sensoriamento remoto.
  • Identificar as potencialidades das geotecnologias como ferramenta complementar ao planejamento e gerenciamento ambiental.
  • Desenvolver o senso crítico em análises computacionais existentes em um ambiente de geoprocessamento;
  • Discutir o planejamento de banco de dados georreferenciados com base em situações hipotéticas geradas em computador.
  • Introduzir as técnicas de geoprocessamento direcionadas à Conservação da Biodiversidade.

1. Introdução: Conceitos de Sistema de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.
  2. Tópicos de Cartografia.
  3. Tópicos de Sensoriamento Remoto.
  4. Classificação de Imagens de Satélite.
  5. Cartografia Temática.
  6. Indicadores e Métricas de Paisagens.
  7. Métodos para Definição de Áreas Prioritárias para Conservação.
  8. Análise Espacial de Superfície. Princípios de Geoestatística Linear.
  9. Modelagem de Distribuição Potencial de Espécies.

Práticos

1. Aulas Expositivas com Utilização de Recursos Audiovisuais e Multimídia;
  2. Elaboração e Execução de Projeto.
  3. Aulas Práticas em Computador.

BIELENKI-JÚNIOR, C.; BARBASSA, A. P. Geoprocessamento e recursos hídricos. EDUFSCar. São Carlos. 2013. 257p.

CÂMARA, G.; DAVIS, C e MONTEIRO, A. M. V. Introdução à ciência da geoinformação. 2002. Disponível em http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/introd/

CONSELHO DE AVALIAÇÃO ECOSSISTÊMICA DO MILÊNIO, Ecossistemas e o bem-estar Humano: Estrutura para uma avaliação. 1 Ed. São Paulo, Senac Editora. 2005.

DRUCK, S.; CARVALHO, M.S.; CÂMARA, G.; MONTEIRO, A.V.M. (eds) "Análise espacial de dados geográficos". Brasília, EMBRAPA, 2004.

MOREIRA, M. A. Fundamentos do sensoriamento remoto e metodologia de aplicação. INPE Instituto de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos. 2001. 250p.

Bibliografia Complementar

ARONOFF, S. Geografic Information Systems : A management perpective.WDL Publications. Ottawa, Canadá. 1994. 294 p.

ASSAD, E. D. e SANO, E. E. Sistemas de informações geográficas aplicações na agricultura. EMBRAPA, Planaltina, 274p., 1993.

IBAMA, Diretrizes de pesquisa aplicada ao planejamento e gestão ambiental. Série Diretrizes: Gestão Ambiental. 1997. 101p.

SANTOS, J. E. ; ZANIN, E. M. Faces da polissemia da paisagem: Ecologia, planejamento e percepção 5. 1. ed. São Carlos SP: RiMA Editora, 2013..

SANTOS, J. E. ; CAVALHEIRO, F. ; PIRES, J. S. R.; OLIVEIRA, C. H.; PIRES, A. M. Z. C. R. Faces da polissemia da paisagem: Ecologia planejamento e perecepção. 3. ed. São Carlos, SP: RiMa Editora, 2010. v. 1.