Fundamentos de Toxicologia Ambiental com Ênfase em Ecotoxicologia Aquática

Carga Horária: 30 horas

Créditos: 02 T)

Professor(a) Responsável: Profa. Dra. Odete Rocha

Professor(a) Colaborador(a): Profa. Dra. Adrislaine da Silva Mansano Dornfeld & Profa. Dra. Raquel Aparecida Moreira

Ementa: Transmitir ao aluno conhecimentos teóricos e práticos relacionados a Ecotoxicologia, nos seus principais campos de aplicação; conceitos relativos a vias de exposição, medidas de toxicidade, toxicocinética e toxicodinâmica; Ecotoxicologia aquática: metodologias dos diferentes ensaios de ecotoxicidade (in situ e laboratório); análise e interpretação dos resultados dos ensaios de ecotoxicidade; ecotoxicologia como ferramenta de gestão ambiental.

Objetivos: Possibilitar aos alunos conhecimentos sobre a importância a aplicação da Ecotoxicologia nos estudos de impacto ambiental e monitoramento de ambientes aquáticos. As pesquisas relacionadas ao meio ambiente necessitam de equipamentos e conhecimentos multidisciplinares para a sua eficiência. O conhecimento básico sobre conceitos e métodos relacionados com a ação e o controle das substâncias tóxicas, cada vez mais presentes nos ecossistemas aquáticos, é um requisito fundamental para ações de recuperação, manejo e gestão de ambientes contaminados.

Tópicos Abordados

Teóricos

1. Histórico da Ecotoxicologia: relação da Toxicologia e Ecotoxicologia; importância, limitações e aplicações; a Ecotoxicologia no Brasil.
  2. Princípios da toxicologia: agente tóxico; características da exposição; interação entre químicos; medidas de toxicidade; quantificação e avaliação de efeitos ecotoxicológicos no ambiente.
  3. Métodos de ensaios de ecotoxicidade: substâncias químicas; efluentes; amostras ambientais (água e sedimento).
  4. Ensaios laboratoriais e in situ: de indivíduo a ecossistema.
  5. Organismos-teste: requisitos; manutenção e cultivo em laboratório; controle de qualidade através do uso de substâncias de referência.
  6. Toxicidade de misturas: conceitos, importância e aplicação.
  7. Análises estatísticas para avaliação dos resultados.
  8. -

Bibliografia

COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL. 1992. Métodos de avaliação da toxicidade de poluentes a organismos aquáticos. Vol. 1 – Série Didática “Água”. São Paulo, CETESB.

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS. 1990. Manual de testes para a avaliação da Ecotoxicidade de Agentes Químicos. Brasília, IBAMA, 230 p.

JONKER, M. J., SVENDSEN, C., BEDAUX, J. J. M., BONGERS, M., KAMMENGA, J. E. 2005. Significance testing of synergistic/antagonistic, dose-level dependent, or dose ratio dependent effects in mixture dose response analysis. Environ. Toxicol. Chem. 24, 2701-2713.

RAND, G. M., PETROCELLI, S. R. 1985. Fundamentals of aquatic toxicology. Methods and applications. Washington USA, Hemisphere Publishing, 666 p.

ZAGATTO, P. A., BERTOLETTI, E. 2006. Ecotoxicologia Aquática, Princípios e Aplicações. Ed. Rima. 464 p.

Bibliografia Complementar:

AZEVEDO, F. A., CHASIN, A. M. 2003. As bases toxicológicas da Ecotoxicologia. São Carlos: Rima e São Paulo: Intertox. 340 p.

MOZETO, A., UMBUZEIRO, G. A, JARDIM, W. F. 2006. Métodos de Coleta, Análises Físico-químicas e Ensaios biológicos e Ecotoxicológicos de sedimento de água doce. Ed. Cubo, 221 p.

HOFFMAN, D, J., RATTNER, B.A., ALLEN BURTON, G. JR., CAIRNS, J. JR. 1995. Handbook of Ecotoxicology. Lewis Publishers. 755 p.

PASCHOAL, C. M. R. B. 2002. Avaliação ecotoxicológica de sedimentos em reservatórios da bacia do rio Tietê, SP, com ênfase na aplicação do estudo de AIT – Avaliação e Identificação da Toxicidade. São Carlos. 146 p. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.