Evolução Fenotípica e Métodos Comparativos Filogenéticos
Código: ERN.702
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 03 (1T, 1P)
Professor(a) Responsável: Prof. Dr. Fernando Rodrigues da Silva
Professor(a) Colaborador(a): Prof. Dr. Diogo Borges Provete
Objetivos: Estudos comparativos têm se tornado cada vez mais factíveis dada a facilidade de obtenção de dados comparativos e de plataformas para o seu gerenciamento, aliada à crescente disponibilidade de hipóteses filogenéticas para diversos grupos. Nesta disciplina teórico-prática, apresentarei teorias e métodos para estudar evolução fenotípica ao longo de filogenias. Discutiremos as principais questões investigadas em estudos comparativos e como métodos analíticos podem ser utilizados para respondê-las.
Ementa: Nesta disciplina iremos introduzir o uso de métodos comparativos filogenéticos utilizando a linguagem R como plataforma de análise de dados. Os principais pontos abordados serão: 1) delineamento de estudos comparativos; 2) modelos de evolução de atributos quantitativos; 3) evolução correlacionada e estimativa de estados ancestrais; 4) métodos para estimar taxa de evolução de atributos; 5) métodos para detectar convergência fenotípica; 6) Mensuração e teste de sinalo filogenético. Esta disciplina é aberta a alunos de qualquer linha de pesquisa do Programa e que tenham mínima familiaridade com teoria e métodos de inferência filogenética. Uso de computador portátil.
Tópicos Abordados
Teóricos
- Breve introdução sobre histórico do desenvolvimento de métodos comparativos e tree thinking; relembrar métodos para reconstruir hipóteses filogenéticas (incluindo supertree, supermatrix e iniciativas recentes SUPERSMART, PASTIS, Open Tree of Life, treePL, congruification); perguntas comuns em estudos de adaptação; como desenhar um estudo comparativo (Arnold & Nunn 2010 e Penell ET AL. 2015): limitações da abordagem comparativa, Darwinian e Eltonian shortfall. Como trabalhar com base de dados online de atributos e filogenias. Distância filogenética e propriedades da matriz de variância-covariância.
- Modelos de evolução de atributos e suas aplicações (Ornstein-Uhlenbeck, Movimento Browniano, ADCD, Mudança direcionada, Early Burst); evolução correlacionada. Quadrados mínimos generalizados filogenético (PGLS) e Contrastes independentes filogenéticos (PIC). Métodos para estimativa de estado ancestral de atributos contínuos e categóricos (Bayesiano, Máxima Verosimilhança, modelo threshold); ANOVA FILOGENÉTICA.
- Taxa de evolução de atributos (auteur, Brownie) e suas relações com taxas de especiação. Destrinchando o Modelo Ornstein Uhlenbeck de evolução estabilizadora e suas aplicações (ouch). Métodos para estudar convergência, detecção de picos adaptativos e mudança de regimes (SURFACE).
- Simulações de evolução de atributos e filogenias sob modelos alternativos. Medidas de simetria de árvore. Métodos para imputar dados faltantes em banco de dados. Visualização de dados filogenéticos.
- Métodos para estimar “sinal” filogenético para atributos contínuos e categóricos e suas limitações (K de Blomberg, λ de Pagel, R2, Mantel , / de Moran, distograma filogenético, partição da entropia quadrática ao longo dos nós da filogenia).
- Métodos para lidar com não estacionaridade (PVR e ajuste de múltiplas matrizes VCV) e partição dos componentes específico e herdado da variação fenotípica. Breve introdução à incerteza filogenética.
- Como preparar e publicar online um documento dinâmico em formato mardown utilizando RStudio.
Bibliografia
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Sugestões de Bibliografia sobre Introdução ao R
ADLER, J. (2010) R in a nutshell: a desktop quick reference. O’Reilly Media, Inc.
BECKERMAN, A.P. & PETCHEY, O.L. (2012) Getting started with R: an introduction for biologists. Oxford University Press.
ZUUR, A.; IENO, E.N.; MEESTERS, E. (2009): A beginner’s guide to R, Springer.
Critérios de Avaliação
Apresentação de um documento dinâmico em formato Markdown de uma análise de dados à escolha do aluno, contendo: 1) pergunta; 2) análise; 3) resultados e 4) breve discussão baseada em teoria.