Ecologia Energética

Código: ERN.705

Carga Horária: 150 horas - 90 horas (a partir do II semestre de 2011)

Créditos: 10 (2T, 8P) - 06 créditos (2T, 4P) a partir do II semestre de 2011

Professor(a) Responsável: Profa. Dra. Odete Rocha

Professor(a) Colaborador(a): -

Objetivos: O objetivo primordial da Ecologia é uma completa descrição e entendimento da complexidade biológica do mundo em que vivemos e do qual somos parte integrante. A Ecologia Energética tendo como campo de interesse as transformações de energia realizadas pelas unidades ecológicas, é apenas um dos diversos aspectos da Ecologia, entretanto, um aspecto de grande importância porque contribui para a compreensão do funcionamento da natureza (Phillipson, 1975). A disciplina aqui proposta visa treinar ecologista através de um programa multidisciplinar para a pesquisa e análise das propriedades funcionais dos ecossistemas, para as quais o conhecimento do fluxo de energia é indispensável. O curso encontra-se organizado em torno de duas abordagens principais: 1) trata de balanços energéticos em populações individuais, como o propósito de treinar os estudantes nas técnicas para medidas de parâmetros componentes de um balanço energético (consumo, produção, assimilação, respiração, egestão e excreção) e como utilizá-los para comparar a eficiência de diversas espécies, sejam pertencentes a diferentes grupos sistemáticos (por exemplo, homeotermos x poiquilotermos; vertebrtados x invertebrados) ou seja para comparar diferentes grupos tróficos (herbívoros x detritófagos). As informações resultantes dos projetos práticos e os conceitos teóricos envolvidos levarão a um melhor entendimento de conceitos como o nicho ecológico, competição entre espécies, etc... vistos sob o ângulo das adaptações evolutivas; 2) abordagem tratará da análise do fluxo de energia através de uma curta cadeia alimentar (alga-zooplâncton-peixe) levando à percepção de que qualquer população natural constitui um ponto de partição no fluxo de energia através de um ecossistema; por um lado o material não assimilado passa para as fezes e excretas fornecendo a matéria prima para outros tipos de cadeias alimentares. Acredita-se que os estudos práticos propostos neste curso serão importantes como fonte de idéias e generalizações que embasarão futuras investigações científicas no campo da Ecologia.

Tópicos Abordados

Teóricos

  1. Introdução à ecologia energética : - conceitos gerais sobre fluxo de energia.
  2. Sistemas termodinâmicos: - eficiência e transferência de energia.
  3. Balanços energéticos: - parâmetros de um balanço energético.
  4. Tipos de balanços energéticos: 1) balanço energético instantâneo; 2) balanço energético dinâmico; 3) balanço energético cumulativo.
  5. Metodologia para determinação de balanços energéticos: 1) medidas de: produção, alimentação e assimilação; 2) respirometria, e gestão e excreção.

Prático

  1. Estudo do Fluxo de Energia em Populações:
    - estudo do fluxo de energia através de uma população de Daphnia sp (Crustácea, Cladocera)
    - balanço energético em uma população de inseto terrestre;
    - estudo do fluxo de energia através de populações de vertebrados: duas espécies de vertebrados, preferencialmente uma herbívora e uma carnívora.
  2. Estudo do Fluxo de Energia Através de uma Cadeia Alimentar: Algas-Zooplâncton-Peixes

Bibliografia

GRODZINSKI, W.; KLEKOWSKI, R.Z. & DUNCAN, A. 1975. Methods for Ecological Bioenergetics. IBP Handbook N o 24. Blackwell Scientific Publications. 367pp.

PHILLIPSON , J. 1969. Ecologia Energética. Companhia Editora Nacional. Ed. da USP. 93pp.

TOWNSEND, C.R. & CALLOW, P. 1981. Physiological ecology and evolutionary approach to resource use. Blackwell Scientific Publications. 393pp.