Ecologia e Taxonomia Polifásica de Cianobactérias e Microalgas de Água Doce

Código: ERN.774

Carga Horária: 90 horas

Créditos: 04 (4T, 2P)

Professor(a) Responsável: Profa. Dra. Inessa Lacativa Bagatini

Professor(a) Colaborador(a): -

Objetivos Gerais: Fornecer aos alunos informações e treinamento prático para que possam aprender as técnicas de identificação dos principais táxons fitoplanctônicos em ambientes de água doce e como relacionar as variações nas comunidades com diferenças fisiológicas e ecológicas do fitoplâncton.

Objetivos Específicos: Fazer com que os alunos sejam capazes de: identificar os principais táxons fitplanctônicos de água doce; entender os métodos utilizados para análises de comunidades fitoplanctônicas, incluindo métodos de “nova geração”; entender o papel fundamental das algas na rede trófica aquática e em questões ambientais como eutrofização e mudanças climáticas; identificar fatores abióticos e as interações biológicas que influenciam a comunidade fitoplanctônica.

Tópicos Abordados

Teóricos

  1. Surgimento e características de Cyanobacteria e das principais divisões de algas, com ênfase nos principais grupos do fitoplâncton de água doce.
  2. Fatores abióticos que influenciam a distribuição do fitoplâncton.
  3. Fitoplâncton em sistemas lóticos e lênticos (tropicais x temperados).
  4. Métodos reprodutivos como adaptação ecológica.
  5. O fitoplâncton na rede trófica aquática.
  6. Interações do fitoplâncton: interações com bactérias (estimulantes e antagônicas), zooplâncton (defesas contra predação) e alelopatia.
  7. Métodos de análise de diversidade do fitoplâncton: coleta e armazenamento; microscopia ótica; isolamento de espécies fito- planctônicas; extração de DNA; sequenciamento de Sanger e técnicas de sequenciamento massivo e principais marcadores utilizados.

Práticos

  1. Coleta e fixação de amostras para análises ao microscópio ótico. Análise de diferentes táxons de cianobactérias e microalgas ao microscópio ótico.
  2. Experimentos em laboratório sobre avaliação do crescimento e morfologia do fitoplâncton em diferentes condições ambientais (luminosidade, temperatura, concentração de CO2, presença de predadores ou bactérias) a serem escolhidas no início do curso.
  3. oletas de fitoplâncton, isolamento com capilar e placa, demonstração de métodos de extração e amplificação de DNA. Exemplos de dados obtidos por sequenciamento massivo poderão ser trabalhados em aula.

Bibliografia

ALLAN, J.D.; CASTILLO, M.M. (2007). Stream ecology: structures and function of running waters. Springer Science & Business Meida.

ANDERSEN, R.A. Algal culturing techniques. 2005, London, UK: Elsevier.

BOROWITZKA, M.A.; BEARDALL, J. & RAVEN, J.A.. The physiology of microalgae. Vol. 6. 2016: Springer.

BRODIE, J. & LEWIS, J. Unravelling the algae: the past, present and future of algal systematic. 2007. CRC Press. de REVIERS B.;

FRANCESCHINI, I.M. (2006). Biologia e filogenia das algas. Artmed.

GRANÉLI, E. & TURNER, J.T. Ecology of harmful algae. Vol. 189. 2006: Springer.

SALMASO, N.; NASELLI-FLORES, L.; CERASINO, L.; FLAIM, G.; TOLOTTI, M.; PADISÁK, J. (2012). Developments in hydrobiology 221 – Phytoplankton responses to human impacts. Springer, London.

SIGEE, D.C. (2005). Freshwater microbiology: biodiversity and dynamioc interactions of microorganisms in the aquatic environment. John Wiley and Sons.

WEHR, J.D.; SHEATH, R.G.; KOCIOLEK, J.P. (Eds.) (2015). Freshwater algae of North America: ecology and classification. Elsevier.

Critérios de Avaliação

Os alunos serão avaliados por três das quatro atividades relacionadas abaixo, cada uma valendo 33,33% da nota final;

  1. Relatórios de aulas práticas.
  2. Ensaio teórico sobre tema a ser decidido com os alunos.
  3. Apresentações de seminários sobre artigos científicos escolhidos no início da disciplina.
  4. Projetos de pesquisa relacionados às aulas práticas e definidos no início da disciplina.