Ecologia das Interações entre Animais e Plantas

Créditos: 04 (3T, 1E.S.)

Professor(a) Responsável: Alexander Vicente Christianini

Professor(a) Colaborador(a): -

Ementa: Interações entre animais e plantas, em particular a frugivoria e dispersão de sementes, frequentemente afetam a regeneração de plantas em diferentes ambientes, mas costumam receber pouca atenção em livros básicos de ecologia. Estas interações também têm sido alteradas pelo homem com consequências ainda não totalmente compreendidas. Este curso irá (1) rever conceitos gerais sobre frugivoria, dispersão de sementes e as hipóteses relacionadas com sua relevância para populações e comunidades de plantas e animais, (2) utilizar estudos clássicos e contemporâneos para exemplificar e discutir as bases e as consequências destas interações, (3) investigar as consequências da ação do homem sobre estas interações, e (4) permitir o exercício de um estudo prático sobre frugivoria e/ou dispersão de sementes, de maneira a aplicar na prática os conceitos abordados e questões relacionadas com desenho experimental, análise de dados e redação de artigo com a temática nos moldes de artigos para submissão para revistas científicas. Serão empregados exemplos de estudos de ambientes temperados e tropicais. O acompanhamento adequado da disciplina exigirá dedicação prévia e regular à leitura de artigos e capítulos de livros em língua inglesa.

Tópicos Abordados

Teóricos

1. Fenologia de plantas: variações intra e interespecíficas, espaciais e temporais.
  2. Hipóteses relacionadas com a dispersão de sementes;
  3. Características morfológicas e químicas dos frutos e suas implicações para a dieta de animais frugívoros.
  4. Quem e quão abundantes são os frugívoros.
  5. Há padrões de interação?
  6. Impacto da dispersão e predação de sementes sobre populações de plantas.
  7. Frugivoria e dispersão de sementes em um mundo em transformação.

Bibliografia

CLOBERT, J.; BAGUETTE, M.; BENTON, T.G.; BULLOCK, J.M. 2012. Dispersal ecology and evolution. Oxford. University Press, UK.

COUSENS, R.; DYTHAM, C.; LAW, R. 2008. Dispersal in plants: a population perspective. Oxford. University Press. UK.

FENNER, M. 2000. Seeds: the ecology of regeneration in plant communities. 2nd edition. CABI Wallingford. UK.

HERRERA, C.M. & PELLMYR, O. 2002. Plant animal interactions: na evolutionary approach. Blackwell Science, Oxford, UK.

Bibliografia Adicional

Artigos selecionados em periódicos internacionais de leitura obrigatória e complementar para cada tópico e que serão discutidos a cada aula do curso.

Critérios de Avaliação

• Todos os estudantes deverão completar os seguintes itens considerados na avaliação: presença e participação nas discussões em sala de aula (20%);
  • liderança na discussão de artigos sob apontamento nos dias assinalados para discussão de artigos (30%);
  • seminário e relatório em formato de artigo com execução de projeto de estudo na área de interações entre animais e plantas ou revisão sobre tema envolvendo algum aspecto destas interações a ser entregue no final do curso (50%).