Ecologia das Comunidades de Aves Marinhas no Litoral Brasileiro

Código: ERN.760

Carga Horária: 45 horas

Créditos: 03 (30T, 15E.S.)

Professor(a) Responsável: Prof. Dr. Joaquim Olinto Branco

Professor(a) Colaborador(a): -

Objetivos: Apresentar informações sobre os diferentes tipos de trabalho com aves marinhas e aspectos. Apresentar informações sobre a ecologia das comunidades de aves marinhas. Caracterizar a biodiversidade dessas aves e suas relações com o ecossistema marinho brasileiro. Abordar aspectos relacionados à dieta, comportamento reprodutivo, migração, interação com o homem, como bioindicadoras ambiental e a conservação dessas aves, proporcionando uma visão geral do ciclo de vida dessas aves.

Ementa: Introdução ao Tema. Principais Metodologias utilizadas no estudo das comunidades. Estratégias reprodutivas e de alimentação em aves marinhas continentais e oceânicas. Interação entre pescadores e aves marinhas e programas de conservação no Brasil.

Tópicos Abordados

Teóricos

1. Introdução e conceitos sobre comunidade de aves marinhas
  2. Visão geral sobre o estado do conhecimento no país e no mundo
  3. Técnicas de amostragens, dificuldades e facilidades nos trabalhos com aves marinhas
  4. Características gerais das principais ordens e famílias de aves marinhas
  5. Estratégias reprodutivas das comunidades
  6. Caracterização da dieta em áreas naturais
  7. Competição intra e inter-específica
  8. Parâmetros Populacionais
  9. Interações entre atividades humanas e aves marinhas: em áreas de maricultura, praias, pesca oceânica e plataformas de petróleo; ameaças ou benefícios
  10. Aves marinhas como instrumentos de conservação da natureza
  11. Avaliação através de debates e apresentação de seminários

Bibliografia

AINLEY, D.G. & BOEKELHEIDE, R. (Ed.) 1990. Seabirds of the farallon Islands: ecology, dynamics and structure of an upwelling-system community. Stanford, California. 450p.

BURGER, J. (Ed.) 1988. Seabirds & other marine vertebrates: competition, predation & other interactions. Columbia University, New York. 339p.

http://www.avesmarinhas.com.br – Aulas: Apostila para complemento das aulas de Nectologia do Curso de Oceanografia do CTTMar.

BRANCO, J.O. 2004. Aves marinhas e insulares brasileiras: bioecologia e conservação (Organizado por Joaquim Olinto Branco). Editora da UNIVALI, Itajaí, SC. 266p.

BRANCO, J.O. 2003. Reprodução das aves marinhas no litoral de Santa Catarina: local e época. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, 20 (4): 619-623.

BRANCO, J.O. 2003. Reprodução de Sterna Hirundinacea Lesson e S. eurygnatha Sauders, no litoral de Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, 20 (4): 655-659.

BRANCO, J.O. 2001. Descarte da pesca do camarão sete-barbas como fonte de alimento para aves marinhas. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, 18(1): 293-300.

BRANCO, J.O.; BRAUN, J.R.R. & VERANI, J.R. 2001. Seasonal variation in the abundance of seabirds in areas of mariculture. Brazilian Archives of Biology and Technology, Curitiba, 44 (4): 395-399.

BRANCO, J.O. 2004. Aves marinhas das ilhas de Santa Catarina. P. 15-36 In Aves Marinhas e insulares brasileiras: bioecologia e conservação (Organizado por Joaquim Olinto Branco). Editora da UNIVALI, Itajaí, SC.

CHIARADIA, A. 1991. Interação entre aves marinhas e cardumes de bonito listado (Katwonus pelamis) na costa sul do Brasil. Atlântica, Rio Grande, 13 (1): 115-118.

HARRISON, C.S. 1990. Seabirds of Hawaii: natural history and conservation. Cornell University, Ithaca, New York. 249p.

HARRISON, P. 1996. Seabirds an identification Guide. Christopher Helm A & C Black. London. 448p.

IBAMA. 1994. Manual de anilhamento de aves silvestres. 2a ed. Ver. Amp. Brasília. IBAMA. 148p.

NELSON, B. 1980. Seabirds: their biology and ecology. Hamlyn’s, London, 1012p.

NOVELLI, R. 1997. Aves marinhas costeiras do Brasil: identificação e biologia. Porto Alegre. Ed. Cinco Continentes. 92p.

REILLY, P. 1995. Penguins of the world. Oxford University Press, 164p.

SICK, H. 1997. Ornitologia brasileira, Edição Revista e Ampliada por José Fernando Pacheco. Rio de janeiro: Editora Nova Fronteira. 912p.

SCHREIBER, E.A. & BURGER, J. (ed.) 2002. Biology of marine birds. Boca Raton, Florida. 722p.

VOOREN, C.M. & FERNANDES, A.C. 1989. Guia de albatrozes e petréis do sul do Brasil. Porto Alegre, RS: Sagra. 99p.