Ecologia da Invasão em Ecossistemas Aquáticos

Professor(a) Colaborador(a): - Prof. Dr. Rafael Lacerda Macedo - DEBE
                                                      - Profa. Dra. Ana Clara Franco - UNIRIO, RJ

EMENTA:

Conhecimentos teóricos e casos de estudo relacionados à Ecologia da invasão em ambientes aquáticos; Compreensão do papel da Bioinvasão para a atual crise da biodiversidade global; Introdução de conceitos relativos à nomenclatura, mecanismos de impacto, medidas de mitigação, controle e antecipação de espécies invasoras aquáticas. Detalhamento das fases e filtros ecológicos do processo de invasão e, Incentivo ao pensamento crítico acerca das controvérsias e lacunas da ciência da invasão.

OBJETIVOS:

Reconhecer o potencial das comunidades aquáticas e saber como se testam as principais hipóteses em Ecologia da Invasão. Desenvolver a leitura crítica sobre o tema e a escrita científica, utilizando diferentes grupos biológicos aquáticos como modelos.  Adquirir o conhecimento básico sobre conceitos e métodos relacionados com a ação e o controle das espécies invasoras em diferentes sistemas ameaçados. Abordar os múltiplos impactos, não apenas ambientais e ecológicos, mas também efeitos os sinergísticos de espécies invasoras com outras pressões antrópicas.

Tópicos Abordados

Teóricos

1.  Histórico; Terminologia; Vetores; Filtros para dispersão; Processo de Invasão; Modelos de Invasão;
     Discussão: toda espécie introduzida se torna invasora?
  2.  Potencial invasor; Invasibilidade; Mitos?; Principais hipóteses em bioinvasão; Discussão: podemos predizer
     uma espécie invasora?
  3.  Impactos; Determinação/identificação de espécie invasora; Como avaliar uma espécie invasora?; Remediação/controle/prevenção
  4.  Questões tangenciais à bioinvasão; Apresentação das prévias dos trabalhos

Bibliografia

Blackburn TM, Pyšek P, Bacher S, Carlton JT, Duncan RP, Jarošík V, Wilson JRU, Richardson DM. (2011). A proposed unified framework for biological invasions. Trends in Ecology & Evolution 26, 333-339.

Callaway RM, Aschehoug ET. (2000). Invasive plants versus their new and old neighbors - a mechanism for exotic invasion. Science 290, 521-523.

Colautti RI, Ricciardi A, Grigorovich IA, MacIsaac HJ. (2004). Is invasion success explained by the enemy release hypothesis? Ecology Letters 7, 721-733.

Cucherousset J, Olden JD. (2011). Ecological impacts of nonnative freshwater fishes. Fisheries 36, 215–230.

Kolar CS, Lodge DM. (2001). Progress in invasion biology: predicting invaders. Trends in Ecology & Evolution 16, 199-204.

Levine JM, D’Antonio CM (1999). Elton revisited: a review of evidence linking diversity and invasibility. Oikos 87, 15.

Olden JD, Rooney TP. (2006). On defining and quantifying biotic homogenization. Global Ecology and Biogeography 15, 113-120.

Salo P, Korpimäki E, Banks PB, Nordström M, Dickman CR. (2007). Alien predators are more dangerous than native predators to prey populations. Proceedings of the Royal Society B 274, 1237-1243.

Simberloff D. (2009). The Role of Propagule Pressure in biological invasions. Annual Review of Ecology, Evolution, and Systematics 40, 81-102.

Simberloff D, Von Holle B. (1999). Positive interactions of nonindigenous species: invasional meltdown? Biological Invasions 1, 21-32.

Simberloff D, Martin JL, Genovesi P, Maris V, Wardle DA, Aronson J, Courchamp F, Galil B, García-Berthou E, Pascal M, Pyšek P, Sousa R, Tabacchi E, Vila M. (2013). Impacts of biological invasions: what's what and the way forward. Trends in Ecology and Evolution 28, 58-66.

Critérios de Avaliação da Aprendizagem

A avaliação do desempenho dos alunos na  disciplina e Tópicos Especiais em Ecologia: Ecologia da Invasão em Ecossistemas Aquáticos:

Os alunos serão avaliados através de notas atribuídas aos exercícios: situações-problema (PRAT) entregues no final da disciplina e através de um seminário final (SEM) que envolva a apresentação de um artigo científico sobre um tema abordado em Invasões Biológicas com ênfase em Ecossistemas Aquáticos. Dessa forma, a média final (M) é dada por:

𝑀 = 0.5𝑃𝑅𝐴𝑇 + 0.5𝑆𝐸𝑀