Captura e Análise de Morfologias. Introdução à Morfometria Geométrica

Carga Horária: 45 horas

Créditos: 03(2T, 1P)

Professor(a) Responsável: Dr. Marcelo Adorna Fernandes

Professor(a) Colaborador(a): Dr. Facundo Martín Labarque (DEBE); Dr. Ignacio M. Soto e Dr. Eduardo M. Soto – Universidade de Buenos Aires(UBA); Ph.D Pablo Milla Carmona (UBA)

Descrição e Justificativa: Vinte anos atrás, uma “revolução” na morfometria foi proclamada desde que as análises clássicas, baseadas em medidas lineares, estavam sendo suplantadas por abordagens geométricas usando coordenadas. Desde então, a Morfometria Geométrica (MG) amadureceu para se consolidar como uma disciplina rica e coesa que cobre completamente o estudo da variação e covariação das morfologias dos seres vivos. Isto levou à sua adoção por todas as disciplinas interessadas em analisar efetivamente as mudanças morfológicas, suas causas e padrões (Biologia Evolutiva, Desenvolvimento, Paleontologia, Sistemática, etc.) com a consequente demanda por informações e cursos nesse sentido. Além disso, longe de ter terminado, o desenvolvimento teórico do MG está em plena reformulação e consolidação. Novos métodos e aplicações inovadoras, desenvolvimentos de software e equipamentos estão constantemente aparecendo na literatura especializada, ao mesmo tempo em que adquirem uma melhor compreensão das metodologias mais clássicas. Este curso visa fornecer uma introdução à análise quantitativa do tamanho e conformação dos organismos, explorando os diferentes métodos de coleta e análise de dados. Ele buscará abranger a diversidade de aplicações em estudos evolutivos, sistemáticos, genéticos e paleontológicos, incluindo possíveis erros, interpretações errôneas ou vieses que podem ser ignorados até mesmo por profissionais iniciados no assunto.

Objetivos: Ao finalizar o curso o estudante poderá: 1. Aplicar os conceitos mais importantes de morfometria. 2. Conhecer e compreender fontes de variação morfológica e como considerá-las em desenhos experimentais. 3. Conhecer e aplicar diferentes métodos de morfologia de captura e análise matemática do mesmo.

1. Introdução à Morfometria (Geométrica) – Landmarks
    - Introdução ao estudo da morfologia. Desenvolvimento histórico. Conceitos e princípios filosóficos aplicados à morfologia em biologia. Morfometria tradicional e geométrica. O desenvolvimento da morfometria nos últimos 20 anos. Tamanho, forma e conformações. Definição e tipos de pontos de referência. Visualizações e interpretações de mudanças morfológicas
  2. Procrustes – Análise de Componentes Principais
    - A base matemática por trás da Morfometria Geométrica. Capturas da geometria dos espécimes. Quantificação de morfologias. Uso de pontos de referência e superimposicion de Procrustes.
  3. Métodos de quantificação de contorno
    - Descriptores Elípticos de Fourier e a quantificação de contornos.
  4. Análise Multivariada. Identificação de grupos e espécimes incógnitos. Análise de discriminadores.
  5. Aplicações do MG II
    - Tamanho versus conformação: tratamento e estudo de efeitos alométricos. Análise estatística associada à morfometria. Estudos multivariados. Análise de variância (ANOVAS, MANOVAS, MANCOVAS), técnicas de reamostragem e estimativa de distribuições nulas. Aplicação de GM a estudos ecológicos, genéticos e evolutivos. Métodos de contrastes filogenéticos.

ADAMS, D.C., ROHLF, F.J. and D.E. Slice. 2004. Geometric Morphometrics: ten years of progress following the “Revolution”. Italian Journal of Zoology, 71:5-16.

ADAMS, D.C. and Otárola-Castillo. 2013. Geomorph: an R package for the collection and analysis of geometric morphometric shape data. Methods in Ecology and Evolution, 4:393-399.

CLAUDE, J. 2008. Morphometrics with R. Springer, New York.

ELEWA, A.M.T. 2010. Morphometrics for non morphometricians. Springer Heilderberg, New York.

IWATA, H. and Y. Ukai. 2002. SHAPE: A computer program package for quantitative evaluation of biological shapes based on elliptic fourier descriptors. Journal of Heredity, 93: 384-385.

KLINGENBERG, C.P. 2009. Morphometric integration and modularity in configurations of landmarks: tools for evaluating a-priori hypotheses. Evolution and Development, 11: 405-421.

KLINGENBERG, C.P. 2010. Evolution and development of shape: integrating quantitative approaches. Nature Reviews Genetics, 11: 623-635.

KLINGENBERG, C.P. and N.A. Gidaszewski. 2010. Testing and quantifying phylogenetic signals and homoplasy in morphometric data. Systematic Biology, 59:245-261.

KLINGENBERG, C.P. and G.S. Mcintyre. 1998. Geometric morphometrics of developmental instability: analyzing patterns of fluctuating asymmetry with Procrustes methods . Evolution, 52:1363-1375.

KLINGENBERG, C.P. and L.R. Monteiro. 2005. Distances and directions in multidimensional shape spaces: implications for morphometric applications. Systematic Biology, 54: 678-688.

MONTEIRO, L.R. and M.R. Nogueira. 2010. Adaptative radiations, ecological specialization, and the evolutionary integration of complex morphological structures. Evolution, 64: 724-744.

ROHLF, F.J. and L.F. Marcus. 1993. A revolution in morphometrics. TREE, 8:129-132.

SIDLAUSKAS, B. 2008. Continuous and arrested morphological diversification in sister clades of characiform fishes: a Phylomorphospace approach. Evolution: 62: 3135-3156.

ZELDITCH, M.L., D.L. Swiderski, H.D. Sheets and W.L. Fink. 2004. Geometric Morphometrics for Biologists – A primer. Elsevier Academic Press, London, UK. 443pp.