Bioquímica de Plantas

Código: - ERN.778

Carga Horária: - 60 horas

Créditos: - 04 (T)

Professor(a) Responsável: - Dra. Sarah Caroline Ribeiro de Souza

Ementa: Nesta disciplina está previsto que os alunos sejam capazes de compreender os principais processos bioquímicos das plantas, tanto do metabolismo primário quanto o metabolismo secundário envolvido tanto nas interações bióticas quanto abióticas. Para isto a disciplina abordará mais profundamente aspectos da fotossíntese, metabolismo de carboidratos, translocação no floema, assimilação dos principais nutrientes, fixação biológica de N (organismos simbiontes fixadores), micorrizas e nutrição de plantas, respiração e metabolismo de lipídeos, ciclo da ureia e metabolismo secundário. Também serão abordadas técnicas envolvidas nas análise de diferentes compostos e reações. Os temas serão relacionados à resposta das plantas aos estresses abióticos (como estresse hídrico, salino, altas temperaturas, etc) e estresses bióticos (pragas e doenças). Além disso as relações simbióticas entre plantas e micorrizas e plantas e rizóbios também será abordada.

Objetivos: A disciplina tem como objetivo capacitar os alunos na compreensão dos principais processos bioquímicos das plantas tanto do metabolismo primário, quanto do metabolismo secundário. Além disso, identificar e relacionar esses processos nas diferentes interações bióticas e abióticas.

Tópicos Abordados

Teóricos

  1. - Fotossíntese (fotoquímica, carboxilação, fotorrespiração, plantas C4 e CAM e relações ecológicas)
  2. - Metabolismo de carboidratos (síntese de carboidratos e transporte)
  3.  - Translocação no floema (relações fonte-dreno; transporte de fotossintatos)
  4. - Assimilação do S, P, K e dos micronutrientes Fe, Cu
  5.  - Assimilação de nitrogênio e biossíntese de aminoácidos
  6.  - Micorrizas e nutrição vegetal
  7.  - Fixação simbiótica de nitrogênio
  8. - Respiração e metabolismo de lipídeos
  9.  - Ciclo da ureia e ciclagem do nitrogênio
  10.  - Metabolismo secundário (terpenos, compostos fenólicos e compostos de nitrogênio) e relações com estresse abiótico  e biótico

Estratégias de Ensino: 

Apresentar o conteúdo aos alunos por meio de aulas expositivas (projetor de slides e lousa, leituras complementares principalmente  artigos científicos). 
Utilização da plataforma Google Classroom como sala virtual, onde serão disponibilizados os materiais de estudo, exercícios, trabalhos, artigos científicos.
Uso do aplicativo Nearpod para o desenvolvimento de atividades.
* Em ocasião de aulas não presenciais:
Apresentar o conteúdo da disciplina aos alunos por meio de videoaulas tanto em encontros síncronos no ambiente virtual Google Meet (videoconferência), em horário definido, quanto videoaulas gravadas. As aulas que ocorrerem de forma síncrona serão gravadas e os alunos poderão assisti-las posteriormente.
Utilização da plataforma Google Classroom como sala virtual, onde serão disponibilizados os materiais de estudo, exercícios, trabalhos, artigos científicos. 
Uso do aplicativo Nearpod para o desenvolvimento de atividades.

Métodos de Avaliação:

Provas, exercícios e apresentação de seminários.

Bibliografia

- BUCHANAN, Bob B.; GRUISSEM, Wilhelm; JONES, Russell L. (Ed.) Biochemistry and Molecular Biology of Plants. John Wiley & Sons. 2ª ed. 2015.

- HANS-WALTER Heldt. Plant Bichemistry. 3ª ed. Elsevier. 2005.

- JONES, R.; OUGHAM, H.; THOMAS, H.; WAALAND, S. Molecular Life  of plants. Wiley-Blackwell. 2013.

- LINCOLN Taiz; EDUARDO Zeiger; IAN Max Moller; ANGUS Murphy. Fisiologia e Desenvolvimento Vegetal. Artmed. 6ª ed. 2017.

- MARSCHNER, Horst. Marschner's Mineral Nutrition of Higher Plants. Academic Press. 2012.