Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Programa de Ecologia e Recursos Naturais -PPGERN

Programa de Ecologia e Recursos Naturais -PPGERN

 

Criado em 1976, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) tem como proposta formar recursos humanos com habilidades e competências para atuar em atividades de pesquisa, ensino e extensão nas diferentes regiões do Brasil nas áreas de Ecologia, Conservação, Exploração Racional e Recuperação dos Recursos naturais.

 

Os egressos

 

Ao longo destes 38 anos, o PPGERN vem se mantendo fiel aos seus objetivos tendo formado, até o ano de 2014, 1193 profissionais (535 mestres e 658 doutores) que atuam em Universidades, Institutos de Pesquisas, Órgãos Públicos e outras esferas.

 

Linhas de pesquisa

 

Com relação às linhas de pesquisa,  procurando-se  atender à algumas observações feitas pela Capes quando da avaliação do Programa, em 2014 procedeu-se uma adequação das mesmas, sem que com isso o PPGERN perdesse o seu  perfil tradicional. As linhas de pesquisa em andamento são: 

 

Histórico do PPGERN

 

Em 1975, em uma iniciativa pioneira para o País, docentes do Departamento de Ciências Biológicas e de outras áreas (Matemática, Estatística, Computação) propuseram a criação de um Curso de Pós-Graduação Interdisciplinar, nos níveis de Mestrado e Doutorado, na Área de Ecologia, o primeiro criado no Brasil.

 

As atividades acadêmicas do PPG-ERN foram iniciadas em março de 1976, com base em uma estrutura acadêmica e de pesquisa direcionadas à investigação da estrutura e função de ecossistemas aquáticos e terrestres e ao estudo da diversidade biológica incluindo o estudo ecológico de comunidades e populações, com abordagem multidisciplinar, aglutinando conhecimentos de diferentes áreas no campo das Ciências.

 

 O programa foi credenciado em 13/06/1980, pelo Conselho Federal de Educação, Parecer C.F.E. 664/80, em nível de Mestrado, na Área de Concentração em Ecologia.

 

Em 27/02/1985 o Programa de Mestrado anteriormente credenciado pelo Conselho Federal de Educação (Parecer 664/80) foi recredenciado (C.F.E. Parecer 89/85, 27/02/1985) e na mesma data houve o credenciamento do Curso de Doutorado (Parágrafo 3, Resolução C.F.E. n° 5/83), ambos com a denominação "Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas", Área de Concentração "Ecologia e Recursos Naturais".

 Em 1990 o Programa foi novamente recredenciado (C.F.E. Parecer 642/92, 01/12/1992), para os Níveis Mestrado e Doutorado. Leia mais...

Ações do documento